segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PLANO DE FORMAÇÃO 2011

O Centro de Estudos de História do Atlântico, prossegue, no ano de 2011, a sua oferta de Formação, com fundamento nas suas iniciativas culturais e propondo diferentes modalidades de avaliação, de acordo com as características que a definem. O desenvolvimento da reflexão crítica, a promoção do estudo autónomo e o enfoque nas competências de investigação, com base no produto cultural Conferências+Colóquio constitui a sua base e pertinência, conforme apresentado na sua proposta de Plano de Formação e que, no ano de 2011, radica na figura CICLO DE ESTUDOS.

AS INSCRIÇÕES para a frequência das Formações PODEM SER FEITAS:

1.       NA DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO,

2.       NO BLOGUE http://www.cehaform.blogspot.com/,

3.       ATRAVÉS DO ENDEREÇO cehaform@gmail.com

I - TEXTOS E CONTEXTOS INSULARES - validada, pela DRE/SREC, ao abrigo do Despacho nº 106/2005, com um total de 25 horas.
A afirmação e a valorização do património cultural e literário da(s) ilha(s), os seus textos e contextos são objectivos deste Ciclo que ora se propõe a docentes do Ensino Básico e Secundário de todos os grupos de recrutamento.
Nesse âmbito, pretende-se potenciar novas competências, proporcionar espaços de discussão sobre as escritas e os escritores da ilha e promover, nas escolas, a criação e dinamização de grupos de reflexão e debate, em ambiente escolar.  
Este ciclo abarcará as seguintes sub-áreas: - Para uma História da literatura insular (seus textos e contextos); - Autores da Ilha; - Didáctica das competências da compreensão e expressão oral, leitura e escrita.
Calendarização: A formação, terá um total de 25 horas, repartidas da seguinte maneira: duas conferências, com a duração de 1:30h cada (dias 6 e 27 de Abril de 2011, das 18h00 às 19h30; 15:00h de trabalho autónomo; 5: 30h de trabalho presencial complementar e 1:30h destinada a avaliação.    


II – MOBILIDADES - Comunidades do Mundo na Madeira - Validada, pela DRE/SREC, ao abrigo do Despacho nº 106/2005, com um total de 25 horas.
O Ciclo - Mobilidades coloca, no âmbito da Formação docente, as questões da identidade e das componentes identitárias que in-formaram a cultura madeirense e a influência que os madeirenses exerceram nas identidades de outras regiões. A multi e a transculturalidade cruzam contributos, neste formato que se pretende enriquecedor para a docência. Neste sentido, e como ponto de partida, foram seleccionadas as seguintes comunidades: alemã, finlandesa e italiana, tradicionalmente menos expressivas que a comunidade inglesa, sobretudo ao nível da sua influência na economia da ilha. Procuraremos entender o relevo e o seu contributo para a vivência insular e em que áreas o mesmo se verifica. Foram convidadas personalidades, de nacionalidade estrangeira, residentes na ilha da Madeira para partilhar a sua experiência de vida aqui. As sessões assumem “um tom de conversa” onde o convidado fala sobre a sua relação com a Madeira e terão lugar nos dias 19 de Janeiro, 16 e 23 de Fevereiro, das 18:00 às 19:30.
Calendarização: Total: 25 horas, repartidas do seguinte modo: 10 horas presenciais que englobam a assistência às conferências, 5 horas de trabalho presencial complementar e 15 horas, não presenciais, de trabalho autónomo do formando. Em relação às sub-áreas temáticas, as sugestões são: as comunidades alemã, finlandesa e italiana, personalidades que se destacaram no seio destas comunidades, identidade insular versus outras mundividências.

III – GLOBALIZAÇÃO, UNIÃO EUROPEIA E REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS. - Validada, pela DRE/SREC, ao abrigo do Despacho nº 106/2005, com um total de 50 horas.
"A transponibilidade de todas as barreiras parece ser, actualmente, a descrição mais próxima do fenómeno, a que se convencionou designar "globalização". A ideia de uma comunidade partilhada, globalmente, em tempo real, por uma geografia díspar, fascina, ao mesmo tempo que assusta. A incerteza e a insegurança parecem, assim, definir uma atitude universal face a novas formas de exercício do poder, a entidades "invisíveis", a uma estranha sensação de constante e desenfreado controlo o indivíduo pelas novas agências e instâncias que definem as narrativas da História hodierna" [in Argumentário do Colóquio]. Pretende-se a) Proporcionar aos docentes um forum de reflexão acerca das questões da actualidade que se encontram disseminadas pelos conteúdos curriculares de diversas áreas disciplinares do Ensino Secundário; b) Contribuir para a in-formação desses mesmos docentes, nestas áreas fundamentais para a Formação Geral dos jovens, no séc. XXI; c) Facultar aos docentes ferramentas conceptuais e de âmbito documental que auxiliem na prática docente e na elaboração de materiais para os seus alunos. Domínios Científicos: 1-História da Madeira; 2-Nesologia; 3-Ultraperiferia e autonomia; 4-Organização política e territorial dos arquipélagos; 5-Globalização e Mundialização.
Calendarização: Total: 50 horas (40h presenciais prevendo a assistência às Conferências (de Janeiro a Maio de 2011, com a duração de 01h e 30m, cada) e ao Colóquio Internacional (a ocorrer dias 21, 22 e 23 de Setembro de 2011) + 10h de trabalho autónomo)

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